Editora: EBPCA - Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz
Autor: Rita de Cássia Soares Duque.
Vivemos em uma era onde os alunos já nascem digitais. Desde cedo, eles interagem com telas, toques e comandos, o que transforma profundamente a maneira como aprendem e se comunicam.
Em Práticas Inovadoras: Aprendizagem com Jogos Digitais, Rita de Cássia S. Duque nos convida a explorar como essa familiaridade inata com a tecnologia pode ser canalizada para uma educação mais eficaz e envolvente.
Este livro é uma das primeiras obras a conceituar e detalhar o uso de jogos digitais na educação de forma abrangente, integrando recursos visuais inovadores gerados por Inteligência Artificial (IA).
Este volume, que é o primeiro de uma coletânea, destaca como os jogos digitais transcendem o entretenimento, configurando-se como ferramentas pedagógicas poderosas que se alinham aos princípios do construtivismo.
Ao colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem, os jogos digitais promovem uma educação ativa, onde o conhecimento é construído a partir da experiência direta, da experimentação e da resolução de problemas em ambientes virtuais que são ao mesmo tempo seguros e estimulantes.
Um dos grandes diferenciais deste livro é a utilização de imagens geradas por IA, uma inovação que vai além da estética. Essas ilustrações não servem apenas para decorar as páginas, mas para aprofundar a compreensão dos conceitos apresentados, facilitando a visualização de como os jogos digitais podem ser aplicados de forma prática no ambiente educacional.
Este recurso torna o livro pioneiro na integração de tecnologia visual de ponta com conteúdo pedagógico, oferecendo uma experiência de leitura que é ao mesmo tempo informativa e visualmente cativante.
Dividido em cinco capítulos, o livro aborda desde os conceitos básicos e a evolução histórica dos jogos digitais até as metodologias práticas de ensino que podem ser aplicadas por educadores.
Cada capítulo foi cuidadosamente elaborado para fornecer uma visão abrangente e prática, voltada para educadores, desenvolvedores e formuladores de políticas que desejam implementar essas tecnologias em seus ambientes educacionais.
Rita de Cássia S. Duque, Mestre em Ciências da Educação, especialista em Educação Especial e Inclusiva, além de Psicologia Escolar e Educacional, é também uma pesquisadora na área de Inteligência Artificial aplicada à educação e à escrita acadêmica. Sua vasta experiência e paixão pela educação são refletidas em cada página desta obra, demonstrando um profundo comprometimento com a inovação pedagógica.
Além deste primeiro volume, a coletânea se expande com temas igualmente importantes nos volumes subsequentes. O segundo livro explora a avaliação e mensuração do impacto dos jogos digitais na aprendizagem, discute os desafios e limitações dessas ferramentas, apresenta estudos de caso e oferece uma visão sobre o futuro dos jogos digitais na educação.
O terceiro volume foca na implementação de jogos digitais em diferentes contextos educacionais, abordando desde a educação inclusiva até a formação de professores e a gamificação do currículo escolar.
Para qualquer educador que busca maneiras inovadoras de se conectar com seus alunos digitais, para desenvolvedores que desejam criar jogos educacionais impactantes, ou para formuladores de políticas comprometidos com a modernização da educação, Práticas Inovadoras: Aprendizagem com Jogos Digitais é uma leitura indispensável. Este livro não é apenas uma obra teórica; é um convite para participar de uma revolução educacional, onde a tecnologia e o construtivismo se encontram para transformar o futuro da aprendizagem.
Rita de Cássia Soares Duque é uma renomada pesquisadora e educadora, especialista em educação inclusiva e tecnologias educacionais.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Martin Lutero, Cássia Duque se destaca por sua contribuição na formação de professores e na inclusão educacional, especialmente na área voltada para aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Participante ativa em congressos internacionais como o CAEduca, Conpeduc, ela promove a fusão de tradição acadêmica e inovação tecnológica, focando na democratização do conhecimento científico.