Editora: EBPCA - Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz
Organizadores: Rita de Cássia Soares Duque | Rosa Maria Lucena Xavier | Josimar Soares da Silva | Terezinha Sirley Ribeiro Souza | Valéria Jane Siqueira Loureiro.
Imagine um mundo onde as práticas educacionais não apenas acompanham as mudanças tecnológicas, mas as utilizam para transformar o ensino em algo verdadeiramente inclusivo e dinâmico.
É exatamente isso que “Práticas Inovadoras na Educação: Letramento e Inclusão no Contexto Digital” propõem. Este livro é mais do que uma coletânea de textos acadêmicos; é um convite para reimaginar a educação e colocá-la em sintonia com as demandas do século XXI.
Desde a história da alfabetização no Brasil até as ferramentas digitais mais modernas, esta obra reúne uma diversidade de abordagens que vão do tradicional ao inovador. Você encontrará capítulos que exploram como as raízes históricas da alfabetização moldaram as práticas atuais e como a transição para o digital está redefinindo a forma como ensinamos e aprendemos.
Mas não para por aí—o livro também mergulha nas complexidades da inclusão educacional, oferecendo estratégias concretas para integrar alunos com necessidades especiais em ambientes de aprendizado cada vez mais diversificados.
E, falando em inovação, o que dizer das metodologias ativas? Neste livro, você descobrirá como a tecnologia, quando aliada a essas metodologias, pode revitalizar a sala de aula, tornando o aprendizado mais interativo e acessível para todos. Um dos capítulos, por exemplo, discute como as ferramentas digitais não são apenas modismos, mas instrumentos poderosos que podem transformar a alfabetização e o letramento.
Agora, se você está preocupado com a resistência à mudança, especialmente no que se refere ao uso de novas tecnologias, não se preocupe. Há um capítulo dedicado a discutir exatamente isso—como os professores podem superar essas barreiras e abraçar a inteligência artificial como uma aliada no processo educativo.
Este livro não é apenas para os estudiosos da educação, mas também para aqueles que estão na linha de frente, como você—os educadores que buscam fazer a diferença. Cada capítulo é uma peça de um quebra-cabeça que, quando montado, oferece uma visão clara e prática sobre como criar ambientes de aprendizagem mais justos, inclusivos e eficazes.
“Práticas Inovadoras na Educação: Letramento e Inclusão no Contexto Digital” é, acima de tudo, uma chamada à ação. Ao longo das páginas, você será convidado a refletir, a questionar e, principalmente, a aplicar novas ideias que podem revolucionar suas práticas educacionais.
E quem sabe? Talvez essas mudanças sejam o primeiro passo para construir um futuro onde cada aluno tenha a oportunidade de desenvolver seu pleno potencial.
Então, segure firme este livro. Explore, reflita e, acima de tudo, inspire-se. Porque a educação não é apenas sobre ensinar—é sobre transformar vidas. E essa transformação começa aqui, com você.
Rita de Cássia Soares Duque é uma renomada pesquisadora e educadora, especialista em educação inclusiva e tecnologias educacionais.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Martin Lutero, Cássia Duque se destaca por sua contribuição na formação de professores e na inclusão educacional, especialmente na área voltada para aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Participante ativa em congressos internacionais como o CAEduca, Conpeduc, ela promove a fusão de tradição acadêmica e inovação tecnológica, focando na democratização do conhecimento científico.