Editora: RCMOS –Revista Científica Multidisciplinar O Saber
Autores: Rita de Cássia Soares Duque | Paulo Henrique Filho | Fernando Luiz Cas de Oliveira Filho | Ana Lúcia Gomes Maravalhas | Tiago Fernando Hansel | Alexssander Gonçalves de Lima | Rosidelma Pereira Fraga | Moema de Souza Esmeraldo | Eliédna Aparecida Rocha de Oliveira (Org.)
Você já se perguntou como transformar a educação em um espaço verdadeiramente inclusivo? Em Conceitos, Estratégias, Tecnologias: Rumo à Educação Inclusiva, você encontrará respostas práticas e inovadoras.
Este livro não se limita à teoria: ele mergulha nas práticas reais que já estão mudando as salas de aula, especialmente com o uso das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).
Aqui, você descobrirá como as tecnologias assistivas e ferramentas adaptadas são usadas para que cada aluno, independentemente de suas necessidades especiais, tenha a oportunidade de aprender de maneira significativa.
Desde softwares especializados até dispositivos de comunicação alternativos, a obra mostra que a inclusão não é apenas um ideal, mas algo alcançável com as estratégias certas.
Os professores que atuam nas SRMs também recebem destaque, mostrando como sua formação e atuação são fundamentais para personalizar o aprendizado e adaptar as metodologias de ensino.
Além disso, o livro incentiva a colaboração com as famílias, um elemento essencial para garantir que o processo de inclusão não fique restrito às paredes da escola.
Recheado de exemplos práticos e atividades adaptadas, este livro é um verdadeiro manual para quem quer ver a educação inclusiva se tornar uma realidade.
Se você busca ferramentas e ideias inovadoras para transformar o ambiente escolar e promover uma educação mais justa e acessível, esta é a leitura ideal para você.
Rita de Cássia Soares Duque é uma renomada pesquisadora e educadora, especialista em educação inclusiva e tecnologias educacionais.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso e Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Martin Lutero, Cássia Duque se destaca por sua contribuição na formação de professores e na inclusão educacional, especialmente na área voltada para aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).
Participante ativa em congressos internacionais como o CAEduca, Conpeduc, ela promove a fusão de tradição acadêmica e inovação tecnológica, focando na democratização do conhecimento científico.