Editora: EBPCA - Editora Brasileira de Publicação Científica Aluz
Organizadores: Rita de Cássia Soares Duque, Keila Cristina Leme dos Santos Coelho, Fabricia Ribeiro Gontijo, Ataide das Chagas Dias, Ana Lúcia Gomes Maravalhas, Eliédna Aparecida Rocha de Oliveira, Miquéias Ambrósio dos Santos, Josimar Soares da Silva, Gabriel Maçalai.
"Além da Teoria: Práticas Pedagógicas para uma Educação Inclusiva Transformadora" é uma obra essencial para educadores, pesquisadores e profissionais da educação inclusiva.
Este livro oferece uma análise abrangente e prática das estratégias pedagógicas necessárias para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades específicas.
Ao longo de cinco capítulos detalhados, os organizadores e colaboradores discutem desde a formação de professores no uso de tecnologias assistivas até a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na inclusão de alunos com deficiência auditiva.
O livro também aborda a formação continuada de professores para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a educação de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI).
Cada capítulo apresenta estudos de caso, metodologias eficazes e análises teóricas aprofundadas que destacam a importância da formação docente e das políticas públicas para a construção de uma educação inclusiva.
Esta obra não apenas amplia o conhecimento sobre as práticas inclusivas, mas também oferece orientações valiosas para a implementação de estratégias educacionais transformadoras.
Formação de Professores e Tecnologias Assistivas:
Discussão sobre a importância das tecnologias assistivas na educação de alunos com deficiência visual.
Metodologias e práticas pedagógicas adaptadas para o uso dessas tecnologias.
LIBRAS e Inclusão Auditiva:
Importância da Língua Brasileira de Sinais na formação de professores.
Estudos de caso sobre a aplicação da LIBRAS no ambiente educacional.
Inclusão de Alunos com TEA:
Estratégias e formação continuada para professores.
Abordagens interdisciplinares e práticas pedagógicas para alunos com Transtorno do Espectro Autista.
Educação de Alunos com TDI:
Concepções teóricas e práticas para a educação inclusiva de alunos com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual.
Desafios e soluções apresentadas por educadores experientes.
Atendimento Educacional Especializado (AEE):
Análise das políticas educacionais e da legislação vigente.
Formação de professores para o atendimento educacional especializado.
Através de uma abordagem prática e fundamentada, esta obra reforça a importância da educação inclusiva, destacando as habilidades e conhecimentos necessários para transformar o ensino e promover uma aprendizagem significativa para todos os alunos.
A dedicação dos organizadores e colaboradores, juntamente com a aplicação de práticas pedagógicas inovadoras, faz deste livro um guia valioso para a construção de uma educação mais justa e inclusiva.
A diversidade de experiências e conhecimentos dos organizadores Fernando Luiz Cas de Oliveira Filho, Rhadson Rezende Monteiro, Josimar Soares da Silva, Maria Aparecida de Moura Amorim Sousa, Eliedna Aparecida Rocha de Oliveira, Rosa Maria Lucena Xavier e Cássia Rozária da Silva Souza, com contribuições significativas nas áreas de tecnologia e educação, enriquece ainda mais o conteúdo do livro.
Suas distintas abordagens e perspectivas proporcionam uma análise abrangente e detalhada do papel da inteligência artificial na educação.
Para ter uma amostra gratuitamente do livro e conhecer mais sobre práticas pedagógicas inclusivas, acesse os link abixo.